Mensagem da INOVATECA
INOVATECA, criada com apoio da Universidade de Brasília (UnB), é a nova Biblioteca do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Inaugurada festivamente pela comunidade em 04 de dezembro de 2024, a “INOVATECA SIMONE ALBUQUERQUE” é a Biblioteca do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). INOVATECA vai dar suporte informacional ao trabalho realizado no MDS, e planejar, coordenar e controlar as atividades de informação vinculadas aos acervos bibliográficos que apoiam o gabinete ministerial e às ações e programas de todas as secretarias do Ministério. O projeto comemorado pelo MDS, é resultado de uma parceria com a Universidade de Brasília com o Instituto de Artes, e a Faculdade de Ciência da Informação, com o curso de Biblioteconomia.
A INOVATECA vem acompanhada da estruturação da memória do Ministério de Desenvolvimento Social e do CADúnico. Os procedimentos metodológicos e técnicos envolvem uma equipe multidisciplinar que opera, com professores e alunos da UnB, tanto na recuperação e na organização de materiais oriundos da biblioteca ministerial que foi desmontada no governo anterior, quanto na identificação sensível de como se produz essa memória institucional. O enfoque principal da narrativa memorial é a história do CADÚnico, mas o projeto também trabalha na recomposição e reorganização do acervo bibliográfico, a reestruturação física do novo espaço destinado à “Inovateca”, com uma versão digital.
A organização e concepção de exposição e da memória institucional do MDS acontece em 2025, e vai registrar toda a trajetória Cadastro Único, importante programa que reúne informações da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Com a exposição, a Unb trará o “Atlas digital do CADÚnico”, que permitirá uma visualização geoespacial dos dados, possibilitando uma compreensão mais clara da distribuição geográfica da pobreza e das necessidades específicas de diferentes regiões. Isso facilita a alocação de recursos e a implementação de políticas públicas mais eficazes, além de promover uma maior transparência e acesso à informação para pesquisadores, gestores e a sociedade em geral.
A equipe multidisciplinar da UnB, com esse projeto, desenvolve uma metodologia importante que alinha o trabalho de criação da INOVATECA, unidade de informação para apoio nas políticas públicas, com o trabalho de resgate da memória institucional do ministério. A pesquisa e ações são coordenadas pela Universidade de Brasília, com apoio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único – SAGICAD. Os resultados possibilitam a verificação e consulta de obras bibliográficas importantes, vídeos e alguns documentos históricos, imagens e objetos, mas sobretudo viabiliza novas pesquisas para os gestores, incluindo o potencial da “animaverbivocovisualidade” do acervo, produtos e serviços.
O MDS é responsável, em nível federal, pelas políticas nacionais de desenvolvimento e de assistência social, de renda de cidadania, de segurança alimentar e nutricional, e pela gestão do Cadastro Único para Programas Sociais. Compete ao MDS a articulação com os governos federal, estaduais, distrital e municipais e a sociedade civil no estabelecimento de diretrizes para essas políticas nacionais, essenciais ao desenvolvimento do Brasil.
Publicado em 04 de dezembro de 2024.
Publicado em 04 de dezembro de 2024.
