Cuidado em debate : 1. Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados do Brasil Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados do Brasil - Brasília, DF : MDS, 2023. - 34 p. ; 30 x 21 cm.

Disponível, também, na internet.

Este documento apresenta o Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados produzido a partir das discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI-Cuidados), instituído em março de 2023 e coordenado pela Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SNCF/MDS) e pela Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados do Ministério das Mulheres (SENAEC/Mulheres). A versão inicial deste Marco Conceitual foi submetida a consulta pública entre 30 de outubro e 22 de dezembro de 2023, tendo recebido um total de 820 contribuições1. Tais contribuições foram sistematizadas e incorporadas à versão final deste documento, que apresenta os principais aspectos conceituais para a formulação da Política Nacional de Cuidados (PnaC) e do Plano Nacional de Cuidados. Esta publicação está organizada em cinco partes: 1) breve histórico da formulação da Política Nacional de Cuidados no Brasil; 2) definição conceitual de cuidado; 3) o cuidado como objeto de política pública; 4) a Política Nacional de Cuidados no Brasil: componentes e estratégias de ação; e 5) considerações finais.

Política Nacional de Cuidados no Brasil Sustentabilidade econômica, Brasil Igualdade social, Brasil Políticas sociais, história, Brasil

F 304(81)