Imagem de capa da Amazon
Imagem da Amazon.com
Imagem do Google Jackets
Imagem da OpenLibrary

A ordem do capital : como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo

Por: Tipo de material: TextoTextoIdioma: Português Idioma original: Inglês Editora: São Paulo: Boitempo, 2023Descrição: 488 p.: il., fots.; 23 x 16 cmISBN:
  • 9786557173213
Assunto(s):
Conteúdos:
Guerra e crise. A Primeira Guerra Mundial e a economia. "Uma escola de pensamento totalmente nova". A luta por democracia econômica. A nova ordem -- O significado da austeridade. Tecnocratas internacionais e a criação da austeridade. Austeridade, uma história britânica. Austeridade, uma história italiana. A austeridade italiana e o fascismo pelo olhar britânico. A austeridade e seus "sucessos". Austeridade para sempre.
Sumário: "Por mais de um século, diferentes países e governos enfrentaram crises financeiras ao aplicar cortes em políticas públicas e precarizar as relações de trabalho. Embora tenham sido bem-sucedidos em acalmar os credores e o mercado, os efeitos no bem-estar social e econômico da classe trabalhadora foram devastadores. Em tempos de crises e incertezas, a austeridade continua sendo praticada em todo o globo. A ordem do capital, de Clara Mattei, é um estudo profundo e interdisciplinar sobre a relação entre austeridade e ascensão do fascismo. Voltando ao início do século XX, a economista traça as origens da austeridade no entreguerras na Grã-Bretanha e na Itália, revelando como a autonomia da classe trabalhadora nos anos pós-Primeira Guerra Mundial incentivaram um conjunto de políticas econômicas de cima para baixo que sufocou os trabalhadores e impôs uma hierarquia ainda mais rígida em suas sociedades. Foi quando a austeridade revelou seu principal objetivo, a proteção do capital e a eliminação de todas as alternativas ao sistema capitalista, e foi nesse contexto que a política econômica funcionou como aliada ao fortalecimento do fascismo."-- O editor.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
Classificação por estrelas
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de material Biblioteca atual Número de chamada Número do exemplar Situação Notas Devolver até Código de barras
Livros físicos Livros físicos Biblioteca CONJUR 330.142.23 M435o ex. 1 (Percorrer estante(Abre abaixo)) ex. 1 Disponível PAT MDS 7583611 00419

Título original : The capital order : how economists invented austerity and paved the way to fascism.

Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.

Guerra e crise. A Primeira Guerra Mundial e a economia. "Uma escola de pensamento totalmente nova". A luta por democracia econômica. A nova ordem -- O significado da austeridade. Tecnocratas internacionais e a criação da austeridade. Austeridade, uma história britânica. Austeridade, uma história italiana. A austeridade italiana e o fascismo pelo olhar britânico. A austeridade e seus "sucessos". Austeridade para sempre.

"Por mais de um século, diferentes países e governos enfrentaram crises financeiras ao aplicar cortes em políticas públicas e precarizar as relações de trabalho. Embora tenham sido bem-sucedidos em acalmar os credores e o mercado, os efeitos no bem-estar social e econômico da classe trabalhadora foram devastadores. Em tempos de crises e incertezas, a austeridade continua sendo praticada em todo o globo. A ordem do capital, de Clara Mattei, é um estudo profundo e interdisciplinar sobre a relação entre austeridade e ascensão do fascismo. Voltando ao início do século XX, a economista traça as origens da austeridade no entreguerras na Grã-Bretanha e na Itália, revelando como a autonomia da classe trabalhadora nos anos pós-Primeira Guerra Mundial incentivaram um conjunto de políticas econômicas de cima para baixo que sufocou os trabalhadores e impôs uma hierarquia ainda mais rígida em suas sociedades. Foi quando a austeridade revelou seu principal objetivo, a proteção do capital e a eliminação de todas as alternativas ao sistema capitalista, e foi nesse contexto que a política econômica funcionou como aliada ao fortalecimento do fascismo."-- O editor.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

A INOVATECA está aberta de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 17h00min, sem intervalos para o almoço, em dias uteis.
Não há expediente aos finais de semana e feriados.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco A, térreo, Brasília (DF).